29 de fevereiro de 2012

7 dicas para ser empreendedor e sair da crise

Numa altura em que não há praticamente um dia que passe sem que ouçamos a palavra empreendedorismo ou que conheçamos a concretização de um sonho, aqui ficam sete dicas essenciais para ser empreendedor e, quem sabe, sair da crise!

Sim, porque nem sempre depois da tempestade vem a bonança. Às vezes vem mesmo durante!

1. Ser empreendedor

Antes de mais, organização é a palavra-chave.
Definir qual o plano de negócios que se pretende, quais as formas de financiamento, qual o capital necessário para por em marcha todo o processo.

2. Informação

Informe-se se ser empreendedor é algo que combina com a sua maneira de ser, e se for, informe-se então como aproveitar oportunidades de negócio.

3. Networking

Ser empreendedor é também aproveitar ao máximo as potencialidades do seu networking e ir aumentando a sua rede de contactos. Facebook, LinkedIn, Twitter, entre muitos outros, são caminhos a seguir!

4. Financiamento

Para ser empreendedor, necessitará obviamente de dinheiro, e uma das formas poderá ser através dos programas de incentivos existentes, de sociedades de capitais de risco, de empréstimo bancário. Há sempre uma outra alternativa, que normalmente é “mais barata”, que é o financiamento através de familiares.

5. Marketing

Não é preciso ser um especialista em marketing para ser empreendedor, mas ajuda compreender os princípios básicos, para que consiga projectar o seu negócio dando-lhe a visibilidade que necessita.

6. Força de Vontade

Acima de tudo, para ser empreendedor com sucesso, lembre-se que tudo depende do seu esforço e da sua vontade. Conte com bastantes dificuldades no início, mas acima de tudo mantenha uma atitude positiva e prepare-se para lidar com as dificuldades.

7. Fundo de Maneio

Lembre-se que um negócio demora tempo a ser conhecido e nos dias que correm, os pagamentos são cada vez mais atrasados. Por isso, tenha sempre de lado um fundo de maneio para fazer face às despesas correntes. Este fundo de maneio deverá permitir que sobreviva pelo menos 3 meses, no caso de haver atraso na cobrança aos seus clientes.

O que fiz foi apenas um breve resumo.
Podem ler o artigo completo aqui, vale a pena.
Deixem a vossa opinião e as vossas dicas também, se assim o entenderem.
Até breve!

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